Bruxismo na Infância

Existem movimentos do corpo humano que são feitos de maneira involuntária. O indivíduo não tem controle sobre o ato e, muitas vezes, não sabe que o faz. O bruxismo se encaixa como um exemplo. Ele é um tipo de desordem funcional involuntária determinada pelo ranger ou apertar dos dentes. Geralmente, ocorre em crianças e acaba sumindo na adolescência, mas pode acontecer em qualquer fase da vida. 

Estudos apontam que os casos de bruxismo em crianças entre dois e dez anos tem crescido. O bruxismo infantil pode ter uma ligação direta com problemas respiratórios. Sinusites, rinites e outras doenças respiratórias dificultam a respiração, o que diminui o nível de oxigênio no sangue. Essa queda estimula substâncias neurotransmissoras a serem liberadas, que aumentam a atividade cerebral, frequência cardíaca e, consequentemente, o ranger dos dentes. Vale lembrar que o inverno é um propiciador de bruxismo, devido o maior número de casos de doenças respiratórias.

COMO TRATAR O BRUXISMO EM CRIANÇAS?

Cada caso demandará um tipo de tratamento, para que tenha uma cura mais eficaz. Por isso, deve-se fazer uma visita ao consultório do profissional para que avalie o paciente individualmente. É importante destacar os casos de crianças com dentes de leite, pois este não podem usar as placas (como um protetor bucal), já que compromete o crescimento dos ossos. Nesses casos, deve-se então restaurar os dentes desgastados.

“Deve-se, entretanto, identificar a causa do bruxismo, pois o paciente pode necessitar de um tratamento com otorrinolaringologista para melhorar a respiração, ou ainda reduzir o nível de stress ao qual está exposto, a fim de resolver definitivamente esse problema.” lembra a profissional. Pode ser muito eficaz ajudar a criança a manter um padrão de respiração nasal através de tratamentos das obstruções nasais. Estudos apontam que 60% das crianças com alergias respiratórias possuem bruxismo. Além disso, escolha um ambiente tranquilo, sem luzes acesas ou eletrônicos antes do pequeno ir dormir.

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br/noticia/bruxismo-na-infancia-dentista-comenta-as-principais-causas-do-problema-e-a-importancia-de-trata-lo-o-quanto-antes_a5087/1